Usina nuclear na Ucrânia é incendiada em suposta investida por drone

Luís Batistela · 12 de Agosto de 2024 às 09:10 ·

"A usina confirmou à equipe que não há risco de níveis elevados de radiação, pois não há material radioativo nas proximidades da suposta área de ataque", informou a AIEA. 

Um incêndio atingiu uma das torres da instalação da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, neste domingo (11). De acordo com o presidente do país, Volodymyr Zelensky, o incêndio foi provocado por uma investida realizada pela Rússia, que, segundo ele, "tem usado a usina nuclear de Zaporizhzhia apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo". Paralelamente, o Kremlin pede que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), uma organização independente associada à Organização das Nações Unidas (ONU), declare Kiev como o responsável pela investida. A suspeita é que a usina, ocupada pelo regime russo, tenha sofrido um ataque por drone.

“Registramos de Nikopol que os ocupantes russos começaram um incêndio no território da Usina Nuclear de Zaporizhzhia. Atualmente, os níveis de radiação estão dentro da norma. No entanto, enquanto os terroristas russos mantiverem o controle sobre a usina nuclear, a situação não é e não pode ser normal. Desde o primeiro dia de sua apreensão, a Rússia tem usado a usina nuclear de Zaporizhzhia apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo. Estamos esperando o mundo reagir, esperando a AIEA reagir. A Rússia deve ser responsabilizada por isso. Somente o controle ucraniano sobre a NPP de Zaporizhzhia pode garantir um retorno à normalidade e à segurança completa”, publicou Zelensky em suas redes sociais.

Ainda ontem, o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, destacou que “esses ataques imprudentes colocam em risco a segurança nuclear na usina e aumentam o risco de um acidente nuclear. Eles devem parar agora”. Em nota, o ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que o regime “insistirá que a AIEA nomeie o autor deste ataque”, pois “silenciar ainda mais sobre esse fato apenas mantém o sentimento de impunidade de Kiev”. “A equipe foi informada de que um suposto ataque de drones a uma das torres de resfriamento da usina ocorreu hoje. Não há impacto na segurança nuclear, confirmou o Diretor Geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi”, alegou também a organização.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS