ELEIÇÕES

TSE rebate críticas de Maduro e diz que urnas são "totalmente auditáveis"

Redação BSM · 24 de Julho de 2024 às 14:35 ·

O ditador venezuelano afirmou que o Brasil "não audita um único registro" de voto 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota nesta quarta-feira (24) alegando que o Boletim de Urna é “totalmente auditável”. A declaração veio para rebater críticas do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro (Partido Socialista da Venezuela), dizer que o Brasil não audita "um único registro" de voto. 

O ditador venezuelano tem trocado farpas "veladas" com Lula, seu amigo de longa data. Tudo começou quando Maduro afirmou que, se não ganhasse as eleições, haveria banho de sangue no país. Diante da declaração, o presidente brasileiro disse ter ficado "assustado".

Maduro, por sua vez, rebateu, mandando Lula tomar um "chá de camomila" e elogiou o sistema eleitoral da Venezuela, dizendo ser “o melhor de mundo”, e criticou o governo brasileiro por não auditar as eleições. “Aqui temos 16 auditorias. Em que outra parte do mundo faz isso? (...). No Brasil não auditam um único registro”. O chavista também criticou o sistema eleitoral colombiano, segundo ele, “não auditam nenhum registro”.

Na nota divulgada nesta quarta, o TSE enviou também cinco textos explicando o funcionamento das urnas, sua checagem, fiscalização dos sistemas eleitorais e a segurança das urnas. 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS