Trump diz estar "orgulhoso" de Milei e esperançoso de que o libertário torne a "Argentina grande novamente"
Já o ex-guerrilheiro colombiano, Gustavo Petro, lamentou a vitória de Milei afirmando que o libertário não resolverá os "problemas atuais da humanidade".
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar “orgulhoso” da vitória de Javier Milei na Argentina. Por meio de sua plataforma, a Truth Social, Trump destacou que Milei mudará o rumo de seu país e tornará a “Argentina grande novamente”. O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, também prestou felicitações ao libertário e ao povo argentino pela “realização de eleições livres e justas” no país.
"Parabéns a Javier Milei por uma grande eleição como presidente da Argentina. O mundo inteiro estava de olho em ti! Estou muito orgulhoso de ti [...]. Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente”.
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, ao parabenizar Milei, argumentou ter esperança em construir uma “forte relação bilateral” entre o governo dos Estados Unidos e a nova administração argentina. "Felicito Javier Milei pela sua eleição como presidente da Argentina e o povo argentino pela realização de eleições livres e justas [...]. Esperamos continuar a construir a nossa forte relação bilateral com base no nosso compromisso partilhado com os direitos humanos, os valores democráticos e a transparência”.
Em sua plataforma X (ex-Twitter), o empresário Elon Musk também reagiu à vitória do libertário afirmando que a “prosperidade está à frente da Argentina”.
O presidente chileno Gabriel Boric saudou a eleição de Milei e afirmou que, “como presidente do Chile”, trabalhará “incansavelmente” para manter a união de ambas as nações e “colaborar para o bem-estar de todos”. Similarmente a Boric, Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, disse que seu governo, juntamente ao da Argentina, têm “muito que trabalhar juntos e melhorar as nossas relações bilaterais”.
Já o ex-guerrilheiro colombiano, Gustavo Petro, lamentou a vitória do libertário afirmando que sua administração não resolverá os “problemas atuais da humanidade”. "É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina” O “neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade”. Em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o processo eleitoral argentino e desejou “boa sorte ao novo governo”. No entanto, o petista fez questão de não citar o nome de Javier Milei.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"