VICE-PRESIDENTE NACIONAL DO PT

Tapa na cara, xingamentos e hostilidades: conheça o histórico de Quaquá dentro e fora da política

Luís Batistela · 21 de Dezembro de 2023 às 12:44 ·

Em outubro de 2021, o parlamentar utilizou suas redes sociais para atacar a jornalista Berenice Seara, colunista do jornal Extra, afirmando que ela recebia dinheiro da oposição para criticá-lo em suas matérias

A agressão física realizada por Washington Quaquá (PT-RJ) ao parlamentar Messias Donato (Republicanos-ES), tal como seu ato hostil ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), formam apenas o enredo de mais um episódio da longuíssima série de ofensas e insultos cometidos por Quaquá nos últimos anos. Apesar de ter justificado que a agressão e o ultraje homofóbico se deram por ter sofrido supostas agressões verbais de parlamentares de direita, o petista reiterou seu posicionamento violento em entrevista à jornalista Andréia Sadi, declarando que daria "três", "quatro" tapas se "precisasse".

Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde os 14 anos, e atual vice-presidente da sigla, Quaquá pode ser considerado um colecionar de ofensas e hostilidades dentro e fora de sua carreira política. Em 2013, o petista foi condenado por abuso de poder político, quando a Justiça Eleitoral deixou-o inelegível por 8 anos, apesar de mantê-lo no cargo. Três anos após o ocorrido, época em que comandava a prefeitura de Maricá (RJ), Quaquá inaugurou uma estátua do guerrilheiro Che Guevara em frente a um hospital no município – Quaquá estava, inclusive, vestindo uma boina verde na ocasião.

Mas os problemas não cessam por aí! Em outubro de 2021, o parlamentar utilizou suas redes sociais para atacar a jornalista Berenice Seara, colunista do jornal Extra, afirmando que Seara recebia dinheiro da oposição para criticá-lo em suas matérias. “Essas notinhas não servem nem para embrulhar peixe 3 dias depois”, disse em primeira publicação. Já na segunda postagem, Quaquá desferiu: “Quem disse Berenice?”, fazendo troça com o nome da jornalista, e pontuou: “tá ficando feio receber dinheiro que uns lindinhos conseguem somar para me atacar todo dia... Jabá tem limite, não é todo dia... rsrs Eu sei que Botox custa caro”.

Nesta quarta-feira (20), o deputado do PT agrediu com um tapa no rosto e com xingamentos o também deputado Messias Donato apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o petista ameaçando o colega de "representar no Conselho de Ética" contra ele e, em seguida, dizendo: "Tu é viadinho, rapaz". As agressões foram feitas durante a sessão solene de promulgação da reforma tributária no plenário da Câmara.

Deputados da oposição ao governo já se manifestaram nas redes sociais afirmando que vão entrar com pedido de cassação do parlamentar no Conselho de Ética. Donato também já afirmou que a agressão "não ficará impune" e ironizou: "O tapa do amor, porque o amor venceu o ódio!".

Leia

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS