BRASIL

STF retoma julgamento sobre porte de drogas para consumo pessoal nesta terça-feira

Redação BSM · 24 de Junho de 2024 às 08:32 ·

Atualmente, há cinco votos a favor da descriminalização, três contra e uma posição divergente. Restam ainda dois ministros para votar

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento que decidirá sobre a legalidade do porte de drogas para uso pessoal , nesta terça-feira (25). 

A análise foi interrompida na semana passada após o voto do ministro Dias Toffoli, que defendeu a aplicação da lei atual que criminaliza o porte, embora tenha destacado a ausência de sanções penais para os usuários, enfatizando medidas socioeducativas em seu lugar.

Atualmente, há cinco votos a favor da descriminalização, três contra e uma posição divergente. Restam ainda dois ministros para votar. 

Os ministros favoráveis incluem Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber, enquanto os contrários são Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques. Dias Toffoli sustenta que a legislação sobre o porte de drogas não tem consequências penais, apenas administrativas.

O caso em questão desafia o artigo 28 da Lei das Drogas (11.343 de 2006), que trata do transporte e armazenamento para uso pessoal, estabelecendo punições leves como advertência, serviços comunitários e medidas educativas. Importante ressaltar que o tráfico de drogas, com penas mais severas de 5 a 15 anos de prisão, permanecerá ilegal e não está em discussão neste julgamento.

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS