BRASIL

STF decide condenar Fátima de Tubarão por participação nos eventos de 8 de janeiro

Redação BSM · 9 de Agosto de 2024 às 11:04 ·

Conhecida como “Fátima de Tubarão” por causa de sua cidade natal em Santa Catarina, a idosa foi detida durante a operação Lesa Pátria conduzida pela Polícia Federal (PF)

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi amplamente apoiada pelos ministros, seguindo a orientação do relator Alexandre de Moraes, no caso da senhora Fátima Mendonça Jacinta Souza, de 67 anos.

Conhecida como “Fátima de Tubarão” por causa de sua cidade natal em Santa Catarina, a idosa foi detida durante a operação Lesa Pátria conduzida pela Polícia Federal (PF).

O julgamento de Fátima está ocorrendo no plenário virtual do STF, e nesta quinta-feira (9), a maioria dos ministros se posicionou a favor da condenação.

De acordo com o voto de Moraes, a acusada invadiu o prédio do STF, causando danos ao quebrar vidros, cadeiras, mesas e obras de arte, além de divulgar seus atos nas redes sociais.

"Em vídeo que circulou nas redes sociais, a denunciada é chamada por Fátima e identificada como uma moradora de Tubarão (SC) que estava ali quebrando tudo. A denunciada, por sua vez, grita e comemora, dizendo: É guerra. Afirma, ainda, que teria defecado no banheiro da Suprema Corte, sujando tudo, e encerra a gravação bradando que vai pegar o Xandão", diz Moraes em decisão.

Embora a maioria tenha se inclinado pela condenação, o tempo de pena continua sendo um ponto de divergência. Até o momento, Moraes, juntamente com os ministros Dias Toffoli, Flávio Dino e Cármen Lúcia, propôs uma pena de 17 anos de prisão. Por outro lado, Cristiano Zanin e Edson Fachin sugeriram uma condenação de 15 anos. A votação será finalizada nesta sexta-feira (9).

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS