MEC

Sob aplausos de progressistas, Izabel Lima Pessoa assume Educação Básica

Paulo Briguet · 5 de Agosto de 2020 às 14:06

Anúncio da nova secretária de Educação Básica foi feito hoje pelo ministro Milton Ribeiro. Após quatro meses, Ilona Becskeházy deixa o governo

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou hoje (5) a troca de comando na Secretaria de Educação Básica (Seab) do MEC. Depois de quatro meses à frente da Seab, por indicação do ex-ministro Abraham Weintraub, Ilona Becskeházy deixa o cargo para dar lugar a Izabel Lima Pessoa.

Funcionária de carreira, Izabel Pessoa ocupa atualmente o cargo de diretora de Políticas e Diretrizes do MEC. Ela é doutora em Política Social, mestre em Desenvolvimento Sustentável, especialista em Gestão de Políticas de Ciência e Tecnologia e graduada em Letras.

O anúncio da nova secretária de Educação Básica agradou bastante algumas lideranças progressistas da educação brasileira.

A professora Maria Helena Guimarães de Castro, ex-secretária-executiva do MEC nos governos FHC e Temer, derramou-se em elogios à secretária indicada por Milton Ribeiro.  “Isabel é um quadro técnico de carreira da Capes, muito qualificada e dedicada à formação de professores. Conheço Isabel há muitos anos e sei do seu compromisso com a educação básica.”

João Marcelo Borges, diretor do Todos Pela Educação, também não foi econômico nos elogios: “Pela primeira vez neste governo, a secretaria da educação básica estará sob o comando de uma servidora de carreira, que conhece o MEC e tem conhecimento técnico na área”. Para Borges, trata-se de uma sinalização positiva.

Será mesmo uma indicação tão positiva para o futuro das crianças brasileiras? É o que veremos mais tarde.


É justamente por isso que você precisa assinar o Brasil Sem Medo. Por menos de 1 real por dia, você tem acesso exclusivo às nossas matérias, análises, entrevistas, crônicas, podcasts e ebooks. Você pode optar pela assinatura anual, por 290/ano (média de R$24/mês) ou pela assinatura trimestral, por 87/trimestre (média de R$29/mês) e acessar agora mesmo a todo o conteúdo premium do Brasil Sem Medo.