ESTADOS UNIDOS

São Francisco se torna “santuário” para pessoas trans

Redação BSM · 13 de Junho de 2024 às 15:20 ·

Resolução surge em meio à crescente preocupação da comunidade transgênero com algumas políticas de estados republicanos

São Francisco abriu o chamado “Mês do Orgulho” de forma diferente este ano — declarando-se um santuário para pessoas trans e não-conformes de gênero.

Na última terça-feira (11), o Conselho de Supervisores da cidade votou por unanimidade na terça-feira a favor do status de santuário, tornando São Francisco uma das primeiras grandes cidades do país a fazê-lo. A resolução indica simbolicamente que aqueles que se identificam como transgênero, não conformes com nenhum gênero, intersexuais e com “dois espíritos” estão seguros para procurar cuidados de saúde em transição e que os prestadores estão igualmente seguros, informou a FOX 11 de Los Angeles .

“Temos visto um afluxo de refugiados, não apenas de outros países, mas de outros estados que procuram cuidados e refúgio”, disse a diretora do Gabinete de Iniciativas Transgênero de São Francisco, Honey Mahogany.

A resolução surge no momento em que comunidades geridas por liberais expressam preocupação com as leis que reprimem os procedimentos de gênero, especialmente para menores, nos estados republicanos de todo o país.

Os legisladores do Tennessee aprovaram um projeto de lei que criminaliza adultos que ajudam menores a obter procedimentos para transgêneros. Na Flórida, o governador republicano Ron DeSantis assinou uma medida que proíbe tratamentos transgêneros para menores, embora um juiz federal tenha recentemente considerado “inconstitucionais” partes importantes dessa lei.

Outros estados abordaram as questões dos transgêneros de outras formas, incluindo medidas para garantir a participação segregada por sexo nos esportes.

Sacramento e West Hollywood também se declararam santuários para pessoas trans, mas São Francisco é a primeira grande cidade a fazê-lo, informou o San Francisco Chronicle.

O governador democrata Gavin Newsom assinou uma lei em 2022 protegendo os procedimentos para transgêneros na Califórnia, impedindo que as autoridades estaduais apliquem leis de outros estados que reprimem cirurgias e drogas para transgêneros.

Embora os defensores dessas cirurgias e terapias insistam que são cruciais para proteger a saúde mental das crianças transexuais, os conservadores — também conhecidos como pessoas de bom senso — argumentam que os menores não têm idade suficiente para consentir em tratamentos que alteram o corpo, especialmente aqueles que poderiam potencialmente deixá-los estéreis.

(Com informações da Fox News.)

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS