BRASIL

Saiba quem são os alvos da investigação sobre suposta "Abin paralela"

Redação BSM · 11 de Julho de 2024 às 12:13 ·

Cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão foram emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos em Brasília, Curitiba, Juiz de Fora, Salvador e São Paulo

Ex-servidores cedidos à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e influenciadores digitais foram alvos da quarta fase da operação Última Milha, que investiga um suposto esquema de espionagem dentro da Abin.

Segundo as investigações, a estrutura da agência era utilizada para monitorar autoridades dos Três Poderes e jornalistas.

Foram emitidos cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os quais estão sendo cumpridos em Brasília, Curitiba, Juiz de Fora, Salvador e São Paulo.

Entre os alvos da investigação estão o vereador Carlos Bolsonaro e o deputado Alexandre Ramagem. Até o momento, quatro pessoas foram presas: Giancarlo Gomes Rodrigues, Matheus Sposito, ex-assessor da Secretaria de Comunicação Social (Secom) no governo anterior, Marcelo de Araújo Bormevet e Richards Dyer Pozzer.

Leia também: Operação da PF cumpre 5 mandados de prisão em esquema de espionagem da Abin

Os alvos da espionagem incluem deputados, ministros do Supremo Tribunal Federal e jornalistas que cobrem diariamente as atividades da corte.

Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, tentativa de subversão do Estado Democrático de Direito, interceptação ilegal de comunicações e invasão de sistemas informáticos alheios, conforme suas participações individuais.

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS