GEOPOLÍTICA

Rússia: tensão com Ocidente e laços com a China aumentam simultaneamente

Brás Oscar · 14 de Dezembro de 2021 às 20:45

Rússia e China ficaram de fora da Cúpula pela Democracia, organizada por Joe Biden e que teve a participação de Bolsonaro

A Rússia tem se esforçado para vender uma imagem de “último bote de salvação” contra os avanços do Globalismo. Porém, ao mesmo, está estreitando seus laços com a China cada vez mais.

Em meio a um crise com a União Europeia e Estados Unidos por conta da situação na Ucrânia, a Rússia realizará nesta quarta-feira (15), o que o Kremlin chamou de “cúpula internacional”, promovendo um encontro virtual entre Vladimir Putin e Xi Jinping. O tema oficial será a discussão das relações bilaterais e questões internacionais.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, não mencionou nenhum tópico específico e disse que os detalhes seriam divulgados após a videoconferência de quarta-feira.

Wang acrescentou que os líderes também “farão projetos de alto nível para o desenvolvimento das relações bilaterais no próximo ano”.

Lembrando que no dia 24 de novembro, Rússia e China ficaram de fora da lista de convidados da Cúpula virtual pela Democracia promovida por Joe Biden. A Rússia acusou o governo americano de tentar traçar novas linhas divisórias entre os países com a realização desta cúpula, da qual participou também o Brasil.

A China, por sua vez, se demonstrou particularmente irritada com presença de Taiwan no evento, já que o governo Biden havia se comprometido com a política de Pequim de “Uma China”, que é como o Partido Comunista Chinês chama seu lobby internacional para o não reconhecimento da legitimidade do governo de Taiwan.

A análise e os comentários desta notícia ficarão por conta do novo membro do Jornal BSM, Ernesto Araújo, no nosso novo programa, Brave News, ao vivo no nosso canal do YouTube.

Clique aqui e participe da estreia!
 

 


Faça sua assinatura anual do Jornal Brasil Sem Medo! Você paga por 10 meses e leva 12 (290/ano). Garanta seu acesso a reportagens relevantes, precisas e confiáveis, análises inteligentes e bem humoradas, 365 dias por ano.