"JORNALISMO PROFISSIONAL"

"Reconstituição" do jornal O Globo sobre suposta agressão a Moraes vira piada na internet

Diógenes Freire · 18 de Julho de 2023 às 22:05 ·

Ao "inovar' na técnica jornalística, O Globo preparou um tipo de storyboard com ilustrações produzidas pelo “departamento de arte” para fixar no imaginário dos leitores a única versão conhecida, já que o processo segue em sigilo no STF 

Na falta de imagens que comprovem a versão noticiada pela imprensa sobre a suposta agressão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e sua família em um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o jornal O Globo resolveu publicar uma “reconstituição” do suposto fato.

Ao "inovar' na técnica jornalística, O Globo preparou um tipo de storyboard com ilustrações produzidas pelo “departamento de arte” do jornal para fixar no imaginário dos leitores a única versão conhecida, já que o processo segue em sigilo no STF. 

As versões dos acusados, já ouvidos pela Polícia Federal, sequer foram consideradas pelo jornal na hora de “dar vida” aos supostos ataques contra o ministro e seu filho no aeroporto internacional de Roma.

Sem qualquer constrangimento, o jornal compartilhou a “matéria” com as ilustrações nas redes sociais. O efeito, no entanto, pode não ter sido o esperado pelo jornal. Desde que foi compartilhada, a publicação tem sido motivo de piada.

Inúmeros perfis do Twitter têm comparado as ilustrações do jornal com memes e dado aos desenhos as mais diversas interpretações.

“Duvido algum aluno de jornalismo apresentar uma matéria dessas com desenho. Que merda”, disse um perfil.

Outro perfil disse que a ilustração do jornal teve um meme como inspiração.

Em tom de brincadeira, um perfil fez uma montagem mesclando a ilustração produzida pelo jornal com o trecho de um vídeo clipe da banda norueguesa a-ha.

“A reprodução ‘fidedigna’ dos fatos. Não, espera… Parece que colocaram o filho do Alexandre como um adolescente de 13 anos? O filho, Alexandre Barci de Moraes, é advogado e tem 27 anos”, comentou outro perfil.

“Agressão em Roma: Participação de Bruce Willis! Não perca! Na sessão da tarde!”, disse outro perfil.

“Fontes de dentro da PF relatam que não é o Salles, o filho de Alexandre de Moraes é o Guga Chacra, isso muda toda a cronologia e os fatos em sí”, disse outro perfil.

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS