ÍNDIOS

Quem são os verdadeiros culpados pela fome dos Yanomami

Braulia Ribeiro · 25 de Janeiro de 2023 às 16:48

Com vasta experiência entre comunidades indígenas, Braulia Ribeiro mostra as raízes profundas de uma tragédia que está sendo cinicamente instrumentalizada pelo atual regime

 

Se existe um câncer brasileiro que conheço bem é a questão do tratamento que o país dá a seus indígenas. Entenda a metáfora: o câncer não são os indígenas, mas a política que se faz para “ajudá-los” e a maneira descarada e cínica como se instrumentaliza o debate para ganhos políticos e financeiros.

Infelizmente nos últimos dias se tem ouvido e lido muitas bobagens sobre a crise Yanomami, seja na boca da esquerda ou da direita.  Entendo o desespero da direita brasileira, que se vê cercada pelos campeões da mentira e falcatruas se levantando com todas as forças do inferno contra o governo anterior. Difamar, defenestrar, destruir é preciso; um mínimo de dignidade e honestidade não é preciso — esse é o lema do novo governo. Por isso, mesmo os problemas que surgem não podem ser tratados levianamente. Seria bom que a direita não seguisse a esquerda no hábito de  criar factoides e leituras rasas,  mas que se esforçasse para tratar cada questão com integridade, principalmente esta.