PRESIDENTE DA REPÚBLICA

"Quem anda armado é um covarde", diz Lula

João Pedro Magalhães · 14 de Agosto de 2023 às 15:13 ·

Segundo Lula, todas as pessoas que possuem armas são covardes e medrosas. O comunista apenas não esclareceu se considera os seus próprios seguranças como "covardes", visto que andam sempre fortemente armados

O presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os brasileiros que defendem o armamento civil, alegando que "quem anda armado é um covarde [que] tem medo". A declaração foi dada nesta segunda-feira (14), durante transmissão do programa semanal "conversa com o presidente".

“O Brasil não era assim, [foi] depois que apareceu alguém querendo armar o povo brasileiro. Quem é que quer comprar arma? É o crime organizado e algumas pessoas que não querem fazer bem para ninguém”, disse.

Lula estava se referindo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais brasileiros que defendem o direito ao porte e posse de armas. Desde o primeiro dia de seu governo, o petista vem assinando decretos para desarmar a população e restringir o acesso legal a armas de fogo.

O último decreto assinado por Lula em julho reduziu drasticamente as permissões de uso e compras de armas para CACs (Caçadores, atiradores e Colecionadores).

Leia: Deputados articulam PDL no Senado para derrubar decreto de armas de Lula.

Segundo Lula, todas as pessoas que possuem armas são covardes e medrosos. O comunista apenas não esclareceu se considera os seus próprios seguranças como "covardes", visto que andam sempre fortemente armados.

“Eu não quero ter arma dentro de casa para fazer bem, se eu tiver arma em casa é para me livrar de alguém. E tem gente que gosta, que sai armado mostrando que é poderoso. É um covarde. Quem anda armado é um covarde, tem medo”, afirmou.

"Se você não tiver medo e você for do bem, você não tem que andar armado."

O petista também faz uma analogia: "Quando o cachorro late pra gente, a gente não late para o cachorro".

Segundo a comparação de Lula, quando um cidadão é ameçado ou sofre grande perigo, não deve "latir de volta" para o seu agressor e não pode reagir, pois isso é atitude de um covarde.

Ainda, diante dos altos índices de criminalidade, assassinatos e invasões de propriedades privadas que se tem no Brasil, Lula entende que é um absurdo um brasileiro ter "medo" de algo quando sai às ruas.

Veja o trecho da entrevista no qual Lula fez as referidas declarações:

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS