PERSEGUIÇÃO IDEOLÓGICA

Presidente do Docentes Pela Liberdade sofre ameaças de morte

Paulo Briguet · 15 de Outubro de 2020 às 12:49

Em perfil no Twitter, militante defende a “eliminação” do professor Marcelo Hermes e outros membros do movimento conservador

Neste Dia do Professor, Marcelo Hermes-Lima deveria estar recebendo homenagens, e por vários motivos. Docente da Universidade de Brasília (UnB), ele é um dos mais conceituados pesquisadores brasileiros de sua área, a Biologia Celular, com mais de 6 mil citações em publicações científicas internacionais. A par da atuação em pesquisa, Marcelo realiza um importantíssimo trabalho de cientometria ― a área da ciência que mede a relevância das pesquisas científicas publicadas pelas instituições. Em seus artigos sobre cientometria, ele vem apontando a baixa qualidade média das pesquisas realizadas no Brasil (leia-se, a propósito, o artigo “Brasil, rumo à lanterninha da ciência”, publicado pelo BSM em fevereiro último). Além disso ― ufa! ―, Marcelo Hermes é fundador e presidente do movimento Docentes Pela Liberdade (DPL), que reúne professores conservadores de todo o país e denuncia casos de intolerância ideológica nas universidades.

Mas hoje o professor Marcelo Hermes não receberá homenagens pelo seu dia. Agora à tarde, ele irá a uma delegacia de polícia do Distrito Federal para registrar uma queixa. Nos últimos dias, um indivíduo que assina como Antonio Barbosa (muito provavelmente, um nome falso), vem fazendo diversas ameaças a Marcelo Hermes e a outros membros da diretoria do DPL. As mensagens são muito diretas e claras.

Veja algumas mensagens de Antonio Barbosa no Twitter:

 

 

Como se pode perceber, o forte do tal Antonio Barbosa não é a sutileza. Estamos diante de claras ameaças à vida e à integridade física de professores brasileiros, cujo único “crime” é dizer o que pensam.

O presidente do DPL gravou hoje um vídeo sobre as ameaças que vem recebendo. Com a palavra, Marcelo Hermes-Lima:
 


É justamente por isso que você precisa assinar o Brasil Sem Medo. Por menos de 1 real por dia, você tem acesso exclusivo às nossas matérias, análises, entrevistas, crônicas, podcasts e ebooks. Você pode optar pela assinatura anual, por 290/ano (média de R$24/mês) ou pela assinatura trimestral, por 87/trimestre (média de R$29/mês) e acessar agora mesmo a todo o conteúdo premium do Brasil Sem Medo.