JUSTIÇA

Prazo para regularização do título eleitoral termina na quarta-feira

Redação BSM · 3 de Maio de 2024 às 08:14 ·

É importante ressaltar que os eleitores em situação irregular não poderão exercer seu direito de voto no primeiro turno das eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador, que ocorrerá em 6 de outubro

O prazo para os eleitores solicitarem alistamento, transferência de domicílio, revisão ou primeiro título de eleitor encerra-se no dia 8 de maio, próxima quarta-feira.

Estes serviços estão disponíveis tanto nas unidades da Justiça Eleitoral quanto no serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet.

Após essa data, o cadastro eleitoral será encerrado para a preparação das eleições municipais deste ano. Se o eleitor estiver em situação irregular, não poderá participar do primeiro turno das eleições em 6 de outubro, o qual determinará os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do país, com exceção do Distrito Federal, que não realiza eleições municipais. O cadastro só será reaberto após as eleições, em novembro deste ano.

Além da impossibilidade de votar, o eleitor em débito com as obrigações eleitorais pode enfrentar dificuldades para emitir documentos como o passaporte, realizar matrículas em universidades, tomar posse em cargos públicos ou receber benefícios sociais do governo.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS