VENEZUELA

Alegando infecção nos ouvidos, Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia

Luís Batistela · 8 de Agosto de 2023 às 16:11 ·

Chefes de Estado do Brasil, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana e Suriname participarão da Cúpula. As nações selecionadas abrigam partes da floresta amazônica e interagem com a agenda política e cultural do Foro de São Paulo

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, não participará da Cúpula da Amazônia, que iniciou nesta terça-feira (8), em Belém (PA). Alegando uma infecção nos ouvidos, ele cancelou participação no evento e enviou a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, para substituí-lo. A informação é do Itamaraty.

O encontro, promovido pela OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), afirma ter o objetivo de tratar sobre questões ambientais, o financiamento externo, bem como o crime organizado na Amazônia.

Chefes de Estado do Brasil, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana e Suriname participarão da Cúpula. As nações selecionadas abrigam partes da floresta amazônica e interagem com a agenda política e cultural do Foro de São Paulo.

Representantes da Alemanha e Noruega também foram enviados para o encontro, pois, caracterizam-se como os maiores financiadores do Fundo Amazônia – entidade gerida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Outros dois presidentes também cancelaram a participação no evento: Guillermo Lasso, do Equador, e Chan Santokhi, do Suriname. O presidente francês, Emmanuel Macron, havia sido convidado, porém decidiu não comparecer ao encontro.

Leia também: Na véspera da Cúpula da Amazônia, Lula diz que a floresta "tem que gerar riqueza, não ser santuário"

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS