BRASIL

PF cumpre mandados contra CACs em operação que investiga desvio de armas

Luís Batistela · 21 de Maio de 2024 às 11:39 ·

Somadas, as penas podem chegar a 35 anos de prisão.

A Polícia Federal cumpre 53 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão desde a madrugada desta segunda-feira (21) contra um grupo suspeito de fornecer armas para o crime organizado. A Operação Fogo Amigo, empreendida nos estados de Pernambuco, Bahia e Alagoas, mira uma equipe que supostamente atuava com CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) e comerciantes de armas e munição.

De acordo com PF, serão cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão nos três estados brasileiros, além do sequestro de bens e bloqueio de até R$ 10 milhões dos investigados. "Os alvos são agentes de segurança pública, CACs, empresários e lojas de comercialização de armas de fogo, munições e acessórios", informou a corporação.

Investigações da PF em colaboração com a Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) revelam que uma quantidade considerável de munições e armamentos foi fornecida a facções criminosas através da inserção de informações falsas em sistemas oficiais de controle e fiscalização de armamentos.

Segundo a assessoria da PF, mais de 300 agentes federais, grupos táticos da PF/BA, PM/BA, PM/PE, PC/BA GAECO/BA, GAECO/PE e Exército foram designados para cumprirem mandados em Pernambuco. Os investigados responderão por crimes de comercialização ilegal de armas e munições, falsidade ideológica organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 35 anos de prisão.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS