BRASIL

PF cumpre mais 34 mandados em nova fase da operação Lesa Pátria

Redação BSM · 29 de Fevereiro de 2024 às 08:22 ·

Essa operação foi deflagrada há mais de um ano com o objetivo de identificar e investigar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023

A Polícia Federal executou 34 mandados, incluindo três de prisão preventiva, em uma nova etapa da operação Lesa Pátria, nesta quinta-feira (29). 

Essa operação foi deflagrada há mais de um ano com o objetivo de identificar e investigar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Os nomes de todos os alvos não foram revelados, mas a PF informou que há um mandado de prisão preventiva a ser cumprido em São Paulo e outros dois no Distrito Federal. 

Entre os alvos no DF está Joveci Xavier de Andrade, empresário e um dos proprietários da rede Melhor Atacadista. Andrade já foi mencionado como um dos financiadores do acampamento bolsonarista localizado em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília.

Conforme informações da Polícia Federal, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também requisita o bloqueio de bens dos investigados. Essa medida visa possibilitar o ressarcimento ao patrimônio público pelos danos decorrentes dos atos, caso haja uma decisão judicial.

Estima-se pelos Três Poderes que os prejuízos aos cofres públicos ultrapassaram a cifra de R$ 40 milhões.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS