8 DE JANEIRO

PF cumpre 25 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão na 22ª fase da operação Lesa Pátria

Luís Batistela · 30 de Novembro de 2023 às 09:44 ·

Foram ordenados 25 mandados de busca e apreensão e três de prisão nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina contra supostos financiadores e participantes dos atos do 8 de janeiro

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (30) a 22ª fase da operação Lesa Pátria, que visa identificar e punir os supostos financiadores e participantes dos atos do 8 de janeiro. Neste episódio, foram ordenados 25 mandados de busca e apreensão e três de prisão nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, tal como o bloqueio de bens dos investigados por determinação do Supremo Tribunal Federal. Na última terça-feira (28), na última fase, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão.

De acordo com a PF, os valores dos danos causados nos edifícios dos Três Poderes podem chegar a aproximadamente R$ 40 milhões. Em setembro deste ano, a instituição cumpriu 53 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos da PF estavam o ex-prefeito de Birigui, em São Paulo, e seu filho Rodrigo Augusto Albani Borini, a socialite Marici Junqueira de Andrade Bernardes e o deputado estadual suplente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Rodrigo de Souza Lins.

Na 15ª fase da operação, em agosto, a PF executou um mandado contra o deputado estadual Amauri Ribeiro. Conforme a investigação, o suspeito está sendo averiguado por possíveis crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e atos de destruição, deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos, além de transgressões segundo a legislação antiterrorismo.

Leia

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS