CÚPULA DA AMAZÔNIA

Petro pede fim do petróleo e alfineta Lula

Letícia Alves · 8 de Agosto de 2023 às 15:00 ·

Presidente da Colômbia defendeu, durante discurso na abertura da Cúpula da Amazônia, que as "forças progressistas" estejam do lado da "ciência"

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu na abertura da Cúpula da Amazônia, nesta terça-feira (8), que o planeta deve deixar de usar o petróleo. Para o socialista, que já disse em outras ocasiões que o petróleo é mais nocivo do que a cocaína, os países que estão participando do encontro precisam discutir esse tema mesmo ele não estando previsto na carta final. 

“É muito difícil para os latino-americanos pensarem: 'Agora que nós que vivemos do petróleo, do carvão, do gás, especialmente a Guiana, e agora, o planeta precisa deixar de usar o petróleo, o carvão e o gás'”, disse Petro.

Para ele, as "forças progressistas deveriam estar do lado da ciência", referindo-se a uma suposta crise climática que estaria sendo aprofundada pelo uso de combustíveis fósseis. E aproveitou para alfinetar Lula: "[Os governos de] direita têm um fácil escape, que é o negacionismo: eles negam a ciência. Para os progressistas é muito difícil. Gera, então, outro tipo de negacionismo, que é falar de 'transições'."

Petro fazia referência clara ao discurso de Lula na Cúpula, nesta terça, quando o presidente brasileiro afirmou que a Amazônia precisava fazer uma "transição ecológica" justa. “Uma transição ecológica justa requer recursos adequados e transferência de tecnologia. Não pode se basear na exploração predatória de recursos naturais, nem justificar novos protecionismos. Em suma, não pode servir de fachada para um neocolonialismo”, disse.

Na segunda-feira (7), Lula disse que a Amazônia precisa ser um "espaço para geração de riqueza para o povo, não um santuário". Ele tem defendido a redução do desmatamento, mas não mencionou nada sobre petróleo. 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS