NOTÍCIA FALSA

Petista não é dono de empresa que foi filmada transportando urnas neste domingo

Diógenes Freire · 20 de Novembro de 2022 às 22:00

Sem checar informações essenciais, internautas confundiram o nome do dono da transportadora com o nome de um ex-candidato a vereador do PT

Neste domingo (20), ganhou força nas redes sociais a falsa informação de que um petista seria o dono de uma empresa que foi filmada transportando urnas eletrônicas, em São Paulo.

No início da tarde, circulou um vídeo em que um homem filma a ação de carregadores retirando as urnas de um prédio e as colocando dentro de caminhões. Supostamente, no local já teria funcionado o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Imediatamente à divulgação do vídeo, internautas consultaram o número da placa de um dos caminhões que aparece no vídeo e chegaram até a empresa Transportadora ATA LTDA, que tem como sócios: José Carlos Borges dos Santos e Maria Senhora Pereira Borges.

Acontece que José Carlos Borges dos Santos também é o nome de um ex-candidato a vereador do PT na cidade de Casa Nova, Bahia. Zé Carlos Borges (como é conhecido) concorreu em 2020, mas não foi eleito. 

O registro da sua candidatura foi usado nas redes sociais como suposta prova de que ele seria o dono da Transportadora ATA.

No início da noite, começou a circular um vídeo em que um homem diz ser o “verdadeiro” José Carlos Borges dos Santos, dono da transportadora. 

No vídeo, ele explica que sua empresa participou e ganhou uma licitação do TSE para fazer o transporte das urnas sempre que requisitado pelo Tribunal, e a movimentação de hoje corresponderia ao atendimento de um desses chamados para levar as urnas de São Paulo para Brasília.

“Estão dizendo que eu sou deputado, que eu estou no PT… Eu não tenho nada a ver com isso. Eu sou um empresário. Eu tenho uma transportadora”, disse José Carlos.

Internautas também publicaram uma foto da carteira de motorista do empresário contendo o número do CPF e a data de nascimento. 

Em uma rápida consulta no site da Receita Federal é possível constatar que os dados são verdadeiros e conferem com a informações sobre um dos sócios da empresa, que tem como parte do CPF os números 218311, destacados na primeira imagem acima. 

 

 


"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"