BRASIL

Pesquisa do PoderData revela que a aprovação ao atual governo cai de 52% para 46% em 1 ano

Luís Batistela · 20 de Dezembro de 2023 às 09:23 ·

O veículo também revelou que o índice de desaprovação de Lula, entre os católicos, subiu de 31%, no início de seu mandato, para 35%, em dezembro. Similarmente, 6 em cada 10 evangélicos dizem desaprovar o governo.

Uma pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de dezembro, pela empresa de pesquisas do jornal Poder360, o PoderData, revelou que a aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao seu nível mais baixo no último mês de 2023.

Os índices de apoio ao atual governo desceram de 52% em janeiro, para 46% em dezembro. Enquanto a taxa de aprovação caiu em 6 pontos percentuais, a de desaprovação subiu de 39% para 44%.

Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Ao todo, o veículo entrevistou 2.500 pessoas em 244 municípios e 27 unidades federativas por todo o território brasileiro.

Com margem de erro em 2 pontos percentuais, o intervalo de confiança da pesquisa chega em 95%. O jornal realizou 5 pesquisas nacionais em 2023, visando avaliar os aspectos de desenvolvimento da administração Lula neste primeiro ano de mandato.

A maioria dos entrevistados eram mulheres, entre os 25 e 44 anos, com renda de até dois salários mínimos. O veículo também revelou que o índice de desaprovação de Lula, entre os católicos, subiu de 31%, no início de seu mandato, para 35%, em dezembro. Similarmente, 6 em cada 10 evangélicos dizem desaprovar o governo. Mesmo com a tentativa de cooptar o voto dos cristãos – tentando aproximar-se da bancada evangélica, tal como do Papa Francisco – a pesquisa deixa evidente que a empreitada do petista não obteve muito sucesso.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS