REDES SOCIAIS

Perfil de fofocas publica diálogo falso e jovem mineira comete suicídio

Paulo Briguet · 23 de Dezembro de 2023 às 12:46 ·

Página Choquei, com mais de 30 milhões de seguidores nas redes sociais, divulga prints forjados e leva Jéssica Canedo, de 22 anos, a tirar a própria vida

A jovem mineira Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, cometeu suicídio nesta sexta-feira (22) após ter a sua identidade exposta em uma página de fofocas. A tragédia teve início com a divulgação de uma suposta conversa no Instagram entre Jéssica e o humorista Whindersson Nunes, uma celebridade das redes sociais. O diálogo dava a entender que Jéssica estava flertando com Whindersson e foi divulgado pelo Choquei, um perfil com mais de 30 milhões de seguidores nas redes sociais.

Da noite para o dia, Jéssica se tornou alvo de críticas, xingamentos, zombarias, ameaças e ataques na internet. Diante da repercussão, a jovem publicou um apelo nas redes sociais. Afirmou que a conversa era falsa e os prints haviam sido montados. Pediu aos internautas que não compartilhassem a postagem e informou que lutava contra a depressão. Leia alguns trechos do desabafo de Jéssica:

“Jamais imaginei ter que vir aqui me pronunciar sobre seja lá o que for. Afinal, eu não sou famosa e nem nunca quis ser.

Eu não iria dizer nada. Os sábios sempre permanecem em silêncio porque sabem que é a melhor (e mais inteligente) escolha. Mas o problema é q vocês estão passando completamente dos limites e por algo que eu não fiz.

Toda essa palhaçada envolvendo meu nome e do Whindersson não passa de uma brincadeira MUITO sem graça. Ficou bem óbvio q o intuito disso é me ridicularizar, da mesma forma que já tentaram outras vezes. Eu já perdi pessoas das quais eu amava dms por conta desse tipo de coisa.

Sendo assim, eu pergunto: por quê? Qual a intenção por trás de tudo isso? Qual a graça q existe em infernizar a vida de alguém dessa maneira? E eu quero fazer uma pergunta diretamente para quem está fazendo isso: Se seu problema é comigo, se você tem algo contra mim, por que não me chama e a gente resolve isso de uma vez por todas?

Até quando você vai ficar fazendo esse tipo de “brincadeira”? Até quando você vai fazer com que eu seja ridicularizada, xingada, ameaçada, e continue perdendo pessoas que eu amo? Isso já passou muito além do limite. Nunca teve graça, mas agora você já está exagerando demais.

Eu sei quq a justiça do homem é falha e casos assim nunca dão em nada para quem pratica a maldade. Mas, cuidado! A justiça de Deus nunca falha. E pode ter certeza que você vai pagar por todo mal que está me causando. Se passar por outra pessoa, é crime! E você vai responder judicialmente por todo esse transtorno e vexame.

Também peço que respeitem o Whindersson, ele não tem culpa do nome dele ter a proporcão que tem, muito menos de quem tira proveito disso para fazer maldade com outras pessoas.

Por último e não menos importante; eu não posso lidar com esse tipo de exposição (da qual não foi ocasionada por mim). Esse foi o ano mais difícil da minha vida, só agradeço por ter chegado em dezembro com vida.

Não que seja do interesse de ninguém, mas eu tentei contra minha vida 3x, tive inúmeras internações, em 22 anos, foi a primeira vez que eu fui levada de ambulância e dei entrada direto na emergência. Tenho as cicatrizes que me lembram todos os dias de tudo que me aconteceu e de tudo que eu tive que lidar nesses 12 meses q mais pareceram 12 anos.

Sabe por que eu estou dizendo isso? Pra vocês imaginarem como deve estar minha mente tendo que ler todos esses absurdos, todas essas ameaças. Eu já sofro de fobia social, imagina o que eu vou fazer agora com tanta gente me ameaçando?

Essas conversas podem até serem verdadeiras, mas quem estava conversando com ele NÃO ERA EU! Ele se quer sabia da minha existência, isso eu garanto pra vocês. Agora, um pedido: por favor, parem de vir até o meu perfil destilar tanto ódio. Vocês estão falando da minha aparência, da minha classe social, xingando minha família, ameaçando, me chamando de interesseira, me comparando com as ex’s dele… gente, pra q isso? Meu único pedido é para q vocês parem e pensem nas consequências do q vocês estão fazendo.”

Diante da manifestação de Jéssica, o dono do perfil Choquei, Raphael Souza, reagiu com sarcasmo:

“Avisa pra ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!”

 

Raphael Souza é um personagem de destaque nas redes sociais. O auge de sua influência se deu durante as eleições presidenciais de 2022, quando o Choquei fez campanha aberta para o atual ocupante da Presidência da República. Uma reportagem publicada pela revista Piauí mostra que Raphael Souza aproximou-se do alto comissariado lulista durante a campanha e tornou-se interlocutor da futura primeira-companheira:

No dia do segundo turno, 30 de outubro, o Choquei, um perfil no Twitter e no Instagram especializado em notícias de entretenimento e fofoca, dividiu sua equipe de seis pessoas em três turnos diferentes. O ritmo de trabalho foi intenso. O perfil chegou a postar mais de dez conteúdos por hora sobre política, como apuração de votos e ação da Polícia Rodoviária Federal. O alcance das publicações, todas elas, é bastante elevado. A postagem sobre a vitória de Lula rendeu 79 mil comentários e 1,3 milhão de curtidas. No Twitter, o mesmo conteúdo obteve 286 mil curtidas, o recorde de engajamento. Ainda no dia do segundo turno, o Choquei ganhou 160 mil novos seguidores no Twitter e outros 60 mil no Instagram. Entre as postagens de maior repercussão estão as selfies de Lula com a socióloga Rosângela Silva, a Janja, após o anúncio da vitória, tiradas dentro de um carro.

A futura primeira-dama se tornou fonte do fotógrafo goiano Raphael Sousa, de 28 anos, fundador do Choquei. Os dois se aproximaram, e Janja também o convidou para subir no carro de som oficial na Avenida Paulista para acompanhar o discurso da vitória de Lula, mas Sousa não pôde ir por estar fora da cidade. Segundo ele, a relação dos dois nasceu por mensagens diretas via Instagram no primeiro semestre, quando o perfil especializado no mundo dos famosos despontava em outra seara”.

Durante a campanha de 2022, deputado federal André Janones também já se manifestou abertamente sobre a influência do Choquei:

 

 

Ocorre que “o povão” hoje está revoltado com o Choquei e seu dono. A hashtag #Choqueiassassina está entre as mais comentadas no Twitter. Por meio das Notas da Comunidade, os usuários afirmam que o perfil de fofocas teve responsabilidade na morte da jovem:

  

 

Parece um enredo de Black Mirror. Mas infelizmente é a vida real.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS