CULTURA

Paulo Briguet estará hoje na Livraria Cultura, em São Paulo, para lançar seu novo livro

Fábio Gonçalves · 9 de Dezembro de 2021 às 15:03

O escritor e editor-chefe do BSM se reunirá, às 18h30, com seus sete leitores na tradicional livraria da Avenida Paulista

Na noite desta quinta-feira, 09, Paulo Briguet, escritor, editor-chefe e colunista do Brasil Sem Medo, estará na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo, para lançar seu mais novo livro, a coletânea de crônicas Nossa Senhora dos Ateus.

Briguet é um dos poucos continuadores contemporâneos de uma das mais velhas tradições literárias do Brasil: a crônica.

Crônica é o gênero fronteiriço entre o jornalismo e a literatura — e Briguet, jornalista inclusive com carreira arrependida no sindicato e professor em clubes de livros clássicos, é cidadão honorário desses dois mundos.

Este gênero, difícil de definir, embora todos os leitores o reconheçam, contou com contribuições memoráveis de Machado de Assis, Lima Barreto, Raquel de Queiroz, Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Carlos Drummond de Andrade e tantos outros gênios de nossa língua.

Acontece que a alta atividade literária no Brasil sempre esteve intimamente ligada aos jornais, impressa neles. Praticamente todos os nossos maiores escritores se utilizaram desse meio — mais difuso e mais em conta que o livro — para chegar ao grande público e conquistar os seus leitores. E Paulo, preservador da tradição, os conquistou.

Após uma bateria de cálculos minuciosos, Briguet jura ter somado, ao longo de três décadas e uns quebrados de trabalho em jornais, sete valorosos leitores — aos quais, inclusive, ele dedicou um livro em 2010 (Aos Meus Sete Leitores). Se é verdade ou uma hiperbólica modéstia, vamos descobrir hoje, às 18h30, na Livraria Cultura.

A coletânea Nossa Senhora dos Ateus é composta por textos velhos e novos; todos atuais em sua essência. Pois é do estilo do Briguet aquilo de capturar, no momento mais preguiçoso de uma terça-feira, no discurso mais sonífero da sessão parlamentar, no noticiário econômico da Miriam Leitão, assunto de profundidade verdadeiramente humana, aquilo que fala ao coração de toda gente sensível. Aliás, como adianta o autor e o título, o tema recorrente dessa seleta é a conversão. Quer tema mais universal e mais urgente do que esse?

Pois fica o convite: quem estiver em São Paulo, junte-se a mim aos sete fiéis leitores desse raro cronista no Conjunto Nacional. Quem sabe ele não nos inclui numa atualizada soma de fãs e nos conceda de brinde um autógrafo?

 


"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"