LIVE DO BSM

Para onde vai a direita brasileira?

Paulo Briguet · 14 de Março de 2023 às 14:20

Nos dez anos das jornadas de 2013, Conexão KGB debate os rumos do conservadorismo

Há dez anos, a direita brasileira despertava de um longo e profundo sono. Com as jornadas de 2013, as ruas foram tomadas por povo que não aguentava mais ser ludibriado pelo teatro das tesouras PT-PSDB. Nas ruas e nas redes sociais, o mar vermelho deu lugar ao oceano verde-amarelo. Deus, Pátria, família e liberdade entraram na pauta da política e das discussões cotidianas. Em vez de criticar o técnico da Seleção e os 11 jogadores canarinhos, passamos a xingar a presidenta e os 11 togados do Soviete Supremo.

No entanto, as origens dessa nova direita remontam aos anos 90, quando um filósofo e escritor chamado Olavo de Carvalho derrubou os ídolos da velha esquerda, chacoalhou o bambuzal midiático-universitário e lançou as bases culturais da contrarrevolução conservadora no Brasil. Sem Olavo, seus críticos à direita jamais existiriam.

O documentário A Direita no Brasil, lançado ontem pela Brasil Paralelo, é uma ótima oportunidade para repensar e rearticular o conservadorismo depois da sucessão de golpes que conduziram a esquerda de volta a um poder do qual ela nunca saiu. Não vamos fazer autocrítica, que isso é coisa de comunista. Vamos, sim, realizar um bom exame de consciência para ampliar as nossas perspectivas de futuro.

Küster, Grimaldo e Briguet esperam você às 20 horas, no Conexão KGB.

 

 


"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"