LEGISLATIVO

Oposição anuncia que está recolhendo assinaturas para novo pedido de impeachment de Moraes

Redação BSM · 14 de Agosto de 2024 às 17:01 ·

A meta é protocolar o pedido no dia 9 de setembro 

Deputados e senadores da oposição deram uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (14) para anunciar que estão recolhendo assinaturas para um novo pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A meta é conseguir apoio suficiente até o dia 7 de setembro, e protocolar a petição até o dia 9 do mesmo mês.

“Durante as conversas, foi traçada a estratégia de uma campanha nacional em prol do impeachment, que será iniciada imediatamente”, afirmou o senador Eduardo Girão (Novo-CE). O parlamentar defende que esse assunto está acima da divisão entre direita e esquerda, “tratando-se de uma defesa genuína da democracia”.

O motivo do novo pedido de impedimento do ministro são as revelações feitas pela Folha de São Paulo, de que Moraes pedia, fora do rito oficial, a assessores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para produzirem relatórios que serviriam para embasar suas próprias decisões no STF. Para Girão, ele cometeu "violações de direitos constitucionais e ao sistema acusatório, abuso de poder e desrespeito ao código de processo penal".

Cobrança a Pacheco

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta tarde que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) precisa tomar uma atitude. "Acho que o presidente Pacheco tem que ter uma posição institucional. Se ele quer defender a democracia, como eu também quero, eu acredito que ele tem mais que elementos suficientes para iniciar um processo de impeachment aqui. Não há outra alternativa. Não dá para ter mais conchavo, negociações políticas que envolvam decisões judiciais”, disse.

O presidente do Senado é o responsável por abrir ou não um processo de destituição de um ministro do Supremo. Na manhã desta quarta, o jornal Poder360 afirmou que Pacheco não tem nenhum interesse em aceitar o pedido. 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS