Operação da PF desmantela esquema de fraudes financeiras contra a Caixa Econômica

O principal foco da operação foi desmantelar um esquema ilegal que visava obter contratos fraudulentos de energia solar junto à instituição financeira
A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Fake Solis, com o intuito de desarticular uma rede criminosa especializada em crimes financeiros contra a Caixa Econômica Federal, na terça-feira (21). A quadrilha, que enfrentará penas que podem chegar a 48 anos de reclusão, é acusada de praticar delitos como organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação, fraude na obtenção de financiamento, lavagem de capitais e corrupção.
Segundo as investigações, muitos dos clientes envolvidos não tinham conhecimento da contratação ou tiveram seus nomes utilizados indevidamente para concretizar a fraude na aquisição dos sistemas de painéis solares. Alguns gerentes estavam vinculados a esse esquema criminoso.
Como parte da estratégia de combate a essas atividades ilícitas, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em residências e empresas relacionadas ao esquema. Adicionalmente, em cooperação com a Interpol, a prisão preventiva de um dos envolvidos foi decretada.
A ação incluiu o arresto de bens, com bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de veículos e imóveis relacionados ao caso. Além disso, os investigados tiveram suas funções suspensas e estão proibidos de acessar qualquer agência da Caixa Econômica Federal pelo prazo de 60 dias, podendo esse período ser prorrogado.
Veja mais
- Alexandre de Moraes solicita "informações detalhadas" de presídio, após a morte de réu de 8 de janeiro
- Manifestação contra a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 para crianças ocorrerá em Brasília na quarta-feira
- O sonhador da Papuda
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"