ONG venezuelana registra 187 protestos contra Maduro apenas nesta segunda-feira; imprensa internacional cita mortes e feridos

Luís Batistela · 30 de Julho de 2024 às 09:13 ·

Apesar da ausência de dados oficiais, veículos de imprensa relatam ao menos duas mortes e casos sob investigação.  

O Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais (OVCS), uma ONG independente sediada na Venezuela, registrou 187 protestos em 20 estados do país até às 18h desta segunda-feira (29). Os manifestantes saíram às ruas para contestar o resultado divulgado pelo Colégio Nacional Eleitoral (CNE), que declarou a vitória do ditador Nicolás Maduro com 51% dos votos, contra Edmundo González Urrutia, que teria obtido 44%. De acordo com a ONG, foram relatados numerosos atos de repressão e violência perpetrados por Coletivos Paramilitares e Forças de Segurança.

A OVCS registrou manifestações nos estados e regiões de Anzoátegui, Aragua, Barinas, Bolívar, Carabobo, Cojedes, Distrito Capital, Falcón, Guárico, Lara, Mérida, Miranda, Monagas, Nova Esparta, Portuguesa, Sucre, Táchira, Trujillo, Vargas e Zúlia. “Exigimos que as autoridades venezuelanas garantam o direito à manifestação e expressão pacífica de todas as pessoas. Instamos também a população a exercer os seus direitos de forma pacífica”, informou a ONG em suas redes sociais. Apesar da ausência de dados oficiais, veículos de imprensa relatam ao menos duas mortes e casos sob investigação.  

A ONG Foro Penal, também sediada na Venezuela, relatou a morte de uma pessoa no estado de Yaracuy. Em Zúlia, o jornal El País noticiou um óbito, enquanto o diário argentino La Nacion relatou uma vítima na cidade de Maracay, no estado de Aragua. Fontes independentes, citadas pelo jornal El Mundo, confirmaram mortes em Yaracuy, Zulia, Maracay e Caracas. Além disso, diversas fontes apontam que dezenas de pessoas foram detidas. Por meio de sua conta no X, a opositora do regime chavista, María Corina Machado, convocou novas manifestações “organizadas” para esta terça-feira (30).

“Queridos venezuelanos, amanhã nos encontraremos; como uma família, organizada, demonstrando a determinação que temos em fazer valer cada voto e defender a verdade. Nos vemos em frente às Nações Unidas, na Avenida Francisco de Miranda, em Los Palos Grandes, das 11h às 12h. Vencemos, temos as provas e agora vamos cobrar e comemorar!”, publicou ontem.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS