ONG venezuelana registra 187 protestos contra Maduro apenas nesta segunda-feira; imprensa internacional cita mortes e feridos
Apesar da ausência de dados oficiais, veículos de imprensa relatam ao menos duas mortes e casos sob investigação.
O Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais (OVCS), uma ONG independente sediada na Venezuela, registrou 187 protestos em 20 estados do país até às 18h desta segunda-feira (29). Os manifestantes saíram às ruas para contestar o resultado divulgado pelo Colégio Nacional Eleitoral (CNE), que declarou a vitória do ditador Nicolás Maduro com 51% dos votos, contra Edmundo González Urrutia, que teria obtido 44%. De acordo com a ONG, foram relatados numerosos atos de repressão e violência perpetrados por Coletivos Paramilitares e Forças de Segurança.
A OVCS registrou manifestações nos estados e regiões de Anzoátegui, Aragua, Barinas, Bolívar, Carabobo, Cojedes, Distrito Capital, Falcón, Guárico, Lara, Mérida, Miranda, Monagas, Nova Esparta, Portuguesa, Sucre, Táchira, Trujillo, Vargas e Zúlia. “Exigimos que as autoridades venezuelanas garantam o direito à manifestação e expressão pacífica de todas as pessoas. Instamos também a população a exercer os seus direitos de forma pacífica”, informou a ONG em suas redes sociais. Apesar da ausência de dados oficiais, veículos de imprensa relatam ao menos duas mortes e casos sob investigação.
A ONG Foro Penal, também sediada na Venezuela, relatou a morte de uma pessoa no estado de Yaracuy. Em Zúlia, o jornal El País noticiou um óbito, enquanto o diário argentino La Nacion relatou uma vítima na cidade de Maracay, no estado de Aragua. Fontes independentes, citadas pelo jornal El Mundo, confirmaram mortes em Yaracuy, Zulia, Maracay e Caracas. Além disso, diversas fontes apontam que dezenas de pessoas foram detidas. Por meio de sua conta no X, a opositora do regime chavista, María Corina Machado, convocou novas manifestações “organizadas” para esta terça-feira (30).
“Queridos venezuelanos, amanhã nos encontraremos; como uma família, organizada, demonstrando a determinação que temos em fazer valer cada voto e defender a verdade. Nos vemos em frente às Nações Unidas, na Avenida Francisco de Miranda, em Los Palos Grandes, das 11h às 12h. Vencemos, temos as provas e agora vamos cobrar e comemorar!”, publicou ontem.
#29Jul | #BalancePreliminarOVCS
— Observatorio de Conflictos (@OVCSocial) July 29, 2024
Hasta las 6 pm se han registrado 187 protestas en 20 estados del país:
Anzoátegui
Aragua
Barinas
Bolívar
Carabobo
Cojedes
Distrito Capital
Falcón
Guárico
Lara
Mérida
Miranda
Monagas
Nueva Esparta
Portuguesa
Sucre
Táchira
Trujillo
Vargas
Zulia… pic.twitter.com/dcgt9hpUl1
Venezuela : Protestos irrompem em várias cidades da Venezuela, incluindo a capitalCaracas depois que Nicolas Maduro foi declarado oficialmente o vencedor da eleição de 2024. pic.twitter.com/lIKV1RzApU
— Ivan Kleber (@lordivan22) July 29, 2024
Venezuela : População derruba outra estátua do ex ditador Hugo Chavez. pic.twitter.com/FE1z3ven2B
— Ivan Kleber (@lordivan22) July 29, 2024
Em muitos pontos da Venezuela as forças de segurança do ditador Nicolás Maduro estão simplesmente abandonando as suas posições, recuando ou até mesmo se unindo aos protestos contra a fraude eleitoral. pic.twitter.com/ByX9ngjPHe
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 30, 2024
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"