Nunes Marques vota pela condenação de réu do 8 de janeiro a 2 anos e 6 meses de prisão
O ministro absolveu o réu das acusações mais graves e o considerou culpado pelos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, votou pela condenação do réu Aécio Lúcio Costa, envolvido nas manifestação do dia 8 de janeiro, a 2 anos e 6 meses de prisão em regime inicial aberto. Ele foi o segundo a votar no julgamento e foi bem mais "bonzinho" do que o ministro anterior, Alexandre de Moraes, relator da ação, que sugeriu 17 anos de prisão em regime fechado.
Nunes Marques abriu divergência de Moraes e votou pela absolvição do réu dos crimes mais graves, como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa armada. O ministro defendeu a condenação só dos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Moraes, por sua vez, considerou o réu culpado em todos os crimes.
A sessão foi suspensa pela presidente do STF, Rosa Weber, após o voto de Marques. O julgamento será retomado às 9h30 de quinta-feira (14).
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"