"NOVO NORMAL"

Novas variantes da covid-19 podem ser desculpa para retomada de medidas restritivas

Redação BSM · 29 de Agosto de 2023 às 16:46 ·

A variantes EG.5, batizada de Éris, e a BA.286, subvariante da Ômicron, já chegaram ao Brasil

O surgimento de novas variantes e subvariantes do coronavírus voltou a dominar as manchetes de noticiários de todo o mundo nas últimas semanas e pode ter força inclusive de ressuscitar o que muita gente achou que tinha ficado no passado: as máscaras, as vacinas e as medidas restritivas em geral.

A variantes EG.5, batizada de Éris, e a BA.286, subvariante da Ômicron, já chegaram ao Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a éris ou EG.5 é uma sub variante da ômicron que já foi registrada em 51 países. 

A OMS também informou que a variante tem uma "mutação na proteína Spike e, por isso, tem uma maior capacidade de transmissão e de escape imunológico". Com isso, “pode causar um aumento na incidência de casos e tornar-se dominante em alguns países ou mesmo globalmente”, mas ressaltou que até o momento o risco é baixo em nível global.

O virologista Benedito Lopes da Fonseca, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explica que embora as duas cepas sejam altamente contagiosas, isso não significa que elas necessariamente representem um maior risco de morte para a população, mas que deve preocupar idosos e pessoas com comorbidades.

"Há um aumento no número de casos e internações, mas, até esse momento, não há uma gravidade muito grande em relação a essa nova variante”, diz o professor. E continua: "Há evidências de que ela [variante Éris] é mais transmissível do que as variantes que estão ocorrendo no momento, e ela, por causa dessa mutação, não é completamente neutralizada pelo sistema imune que nós temos”.

O Ministério da Saúde também se pronunciou informando que a tendência é que o número de casos da covid-19 aumente no país nas próximas semanas.

Diante desse cenário, a defesa das vacinas voltou com força total. E isso mesmo sem nenhuma garantia de que essas substâncias teriam alguma eficácia contra essas novas cepas. 

Além disso, o uso de máscaras voltou a ser levantado nos noticiários. No último sábado (26), a CNN publicou artigo com o título: "Talvez seja hora de usar máscaras contra a Covid-19, dizem alguns especialistas". 

E se as vacinas e máscaras podem ser novamente obrigatórias no país, por que não lockdown? 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS