BRASÍLIA

"Vamos trazer confiança ao povo e construir uma solução", diz Nelson Teich em posse

Yasmin Alencar · 17 de Abril de 2020 às 11:09

Novo ministro da saúde tomou posse na manhã desta sexta-feira (17), em Brasília 

Foto: Reprodução/TV Brasil

O Ministro da Saúde, Nelson Teich, tomou posse da pasta na manhã desta sexta-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília. Em seu discurso, Teich deixou claro que o foco da sua gestão será pautado nas pessoas, por mais que se fale em saúde e economia. "Esse é o maior desafio da minha vida profissional, compor o governo federal em um momento tão difícil para o mundo e ter a oportunidade única de ajudar pessoas no Brasil. O foco de tudo que iremos fazer será nas pessoas, trazer uma vida melhor para a sociedade brasileira", destacou. 

De acordo com Teich, a informação é uma das principais características que precisam ser levantadas durante o combate ao novo coronavírus, o Covid-19, e que as pessoas não estão vivendo apenas um problema clínico, mas uma ansiedade e medo enorme pela pobreza de informação. "Vamos ter que trazer confiança e levar para as pessoas o começo da construção da solução para o problema". Durante o discurso, o ministro da saúde também foi enfático ao dizer que é necessário formar equipes. "Temos a necessidade de formar times, trazer as pessoas certas para os problemas certos e dar condições para essas pessoas trabalharem", relatou Teich. 

Na solenidade de posse, estavam ao lado de Nelson Teich, o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto e o ex-ministro da saúde Henrique Mandetta. 

Leia também: 
Nelson Teich, o novo ministro da Saúde
Ascensão e queda de Mandetta

O primeiro a falar foi o ex-ministro Mandetta que relatou os seus feitos durante o período que esteve à frente da pasta. Henrique frisou que trabalhou com metas e métricas em saúde para saber como ocorreu o retorno dos investimentos à sociedade, além de citar lançamentos de programas feitos durante sua gestão e agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro pelo tempo que passou no governo.  

Em seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro declarou que o governo federal é um time e que alguns jogadores precisam ser substituídos. "Um time de vez em quando precisa que jogadores sejam substituídos, às vezes por cansaço, às vezes porque é preciso modificar o placar", relatou. Bolsonaro também deixou claro que possui visão diferente do ex-ministro Henrique Mandetta e isso foi um dos porquês para a substituição no cargo.

Para auxiliar o novo ministro, o presidente Jair Bolsonaro designou o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), o contra-almirante Flávio Rocha. Ele foi nomeado em fevereiro deste ano e é um dos principais assessores do presidente. O contra-almirante não terá cargo específico no Ministério da Saúde, no entanto terá que auxiliar Teich durante o período de transição.

Contra-almirante auxiliará novo ministro da saúde. Foto: Reprodução/Tamna Waqued

Quem é Nelson Teich?

Formado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, especializou-se em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer, e doutorou-se em Ciências da Saúde pela britânica Universidade de York.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em 1990, fundou o Grupo Clínicas Oncológicas Integradas, empresa que presidiu até 2018. Hoje é sócio da Teich Health Care.

O médico se aproximou do então candidato Bolsonaro durante a corrida eleitoral de 2018. À época, atuou como consultor informal. Mais tarde, no último trimestre de 2019 e início de 2020, esteve no governo como assessor na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

 


É justamente por isso que você precisa assinar o Brasil Sem Medo. Por menos de 1 real por dia, você tem acesso exclusivo às nossas matérias, análises, entrevistas, crônicas, podcasts e ebooks. Você pode optar pela assinatura anual, por 290/ano (média de R$24/mês) ou pela assinatura trimestral, por 87/trimestre (média de R$29/mês) e acessar agora mesmo a todo o conteúdo premium do Brasil Sem Medo.