POR BEM OU POR BLOCK

Não restará meme sobre meme!

Especial para o BSM · 1 de Maio de 2024 às 15:30 ·

Insultos e ataques contra o glorioso Exército serão impiedosamente pintados de branco meio-fio

Por Renan Rovaris

Os rumores de guerra não param de chegar aos nossos ouvidos, vindos dos quatro ventos da terra — inclusive de um vizinho bigodudo, amigo do presidente. Preocupados, sem dúvida, com a segurança nacional e o bem último do país, os nossos generalíssimos deram luz a uma transformadora arma tecnológica: a cartilha eletrônica Política de Moderação nas Mídias Sociais do Sistema de Comunicação Social do Exército Brasileiro, que promete pintar de branco-meio-fio todos os insultos e ataques contra a honradez, a moral, a integridade, a retidão, a grandeza dessa instituição que nos legou a nossa democratíssima República.

Os inimigos da pátria que lançarem uma ofensiva de “comentários inapropriados” ou qualquer mensagem "reprovável" contra as redes sociais do Exército Brasileiro serão, de pronto, bloqueados e “moderados”, “independentemente de justificativa, consulta ou aviso” — e os guerreiros, tomados de ímpeto servil, ainda deixam um alerta de mãe preocupada, que promete entregar as traquinagens do filho quando o pai chegar em casa: “conforme o conteúdo, as mensagens poderão ser encaminhadas às autoridades competentes”. O civil que desejar tecer qualquer (equivocada, por certo) crítica construtiva acerca das atividades da Instituição deverá fazê-lo “nos canais próprios” para tal — ou vocês ainda não sabem que é para isso mesmo que serve a página da ouvidoria?

E já que estamos nas moderações, lembremos da grande moderação que o Exército Brasileiro teve em relação aos ataques, calúnias e literais cusparadas na cara que sofreu ano atrás de ano por parte dos anistiados — a onça estava com sede de camelo. Mas o tempo de beber água encerra-se por aqui. As perigosas senhorinhas do grupo de WhatsApp aprenderão, por bem ou por block, a seguir as regras de hierarquia que ditarão, a partir de agora, o bom comportamento esperado nas contas oficiais do Exército nas redes sociais, onde a etiqueta digital será quase tão imperiosa quanto uma farda verde-oliva bem-vestida e um coturno encerado. A força terrestre colocou suas tropas na selva da Internet, tomou a onça pela coleira e prometeu que não restará meme sobre meme.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS