CULTURA

Museu do Ipiranga reabre nesta quarta-feira (7)

Vinicius Sales · 6 de Setembro de 2022 às 09:59

Fechado há nove anos, o edifício passou por reformas e ampliações

Fechado há nove anos por risco de desabamento, o Museu do Ipiranga foi reformado e será reaberto ao público nesta semana para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil.

Estudante de escolas públicas, trabalhadores da obra e suas famílias serão os primeiros visitantes na pré-abertura neste 7 de setembro. A partir do 8, estará aberto para o público geral.

Além da parte superior do edifício, o Museu também dobrou de tamanho. Agora conta com uma área subterrânea e terá capacidade de receber 12 exposições.

O valor da obra foi de R$ 235 milhões custeados pela Lei de Incentivo à Cultura, por investimentos privados sem incentivo fiscal e também aportes públicos.

O Museu também conta com traduções em braile e libras na exibição das telas. São mais de 3 mil objetos do acervo que passaram por restauração. Entre eles, estão 122 pinturas e duas maquetes de grande porte, uma do museu e outra da cidade de São Paulo.

No total, o acervo do Museu do Ipiranga tem 450 mil itens e documentos.

 


"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"