PGR solicita acesso a dados de todos os seguidores de Bolsonaro nas redes sociais
A PGR também solicitou que sejam encaminhadas todas as postagens de Bolsonaro referentes a eleições, urnas eletrônicas, TSE, STF e Forças Armadas
O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que as empresas de redes sociais - como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn - enviem um arquivo com os dados de identificação de todos os seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pedido foi feito no âmbito do inquérito sobre o suposto cometimento de crimes por parte de Bolsonaro ao ter compartilhado um vídeo com críticas ao sistema eleitoral, dois dias após as invasões do 8 de janeiro.
O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, responsável na PGR pelo inquérito do 8 de Janeiro, pediu que Moraes envie cobrança à Meta (dona do Facebook e Instagram) para que seja enviada uma cópia do referido vídeo. O objetivo é analisar a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos e demais engajamentos com a publicação.
Leia também: Defesa diz que Bolsonaro publicou vídeo questionando urnas por engano.
A PGR (chefe do MPF) também solicitou que sejam encaminhadas todas as postagens de Bolsonaro referentes a eleições, urnas eletrônicas, TSE (Tribunal Superior Eleitoal), STF e Forças Armadas.
Gravíssimo!
— Leandro Ruschel(@leandroruschel) July 17, 2023
"O Ministério Público Federal solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que as empresas de redes sociais em que Jair Bolsonaro tem conta, como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn, enviem um arquivo com a lista… pic.twitter.com/2mSeKvpmEy
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"