MONARQUIA BRITÂNICA

Morre Philip, o marido da rainha

Redação BSM · 9 de Abril de 2021 às 09:38

Palácio de Buckingham anuncia o falecimento do esposo da rainha Elizabeth, aos 99 anos

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morreu nesta sexta-feira (9), aos 99 anos de idade, no Castelo de Windsor. Nascido na Grécia, em 10 de junho de 1921, Philip casou-se em 1947 com a então princesa Elizabeth, elevada ao trono britânico cinco anos depois. Ele foi o consorte mais longevo da monarquia britânica (69 anos).

O Palácio de Buckingham divulgou hoje a seguinte nota:

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”.

Elizabeth e Philip tiveram quatro filhos, oito netos e dez bisnetos. O filho mais velho do casal, nascido em 1948, é o príncipe Charles, atual herdeiro da coroa britânica.

Philip era filho do príncipe André da Grécia e da Dinamarca e da princesa Alice, bisneta da rainha Vitória. Durante quase sete décadas, coube-lhe assumir um papel coadjuvante na monarquia britânica. Mesmo assim, não lhe faltaram episódios controversos, alguns dos quais dramatizados no seriado The Crown.

Nos últimos meses, Philip vinha passando por problemas de saúde. Foi internado em fevereiro no Hospital King Edward, onde permaneceu por um mês. Segundo o Palácio de Buckingham, “Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”.

  


É justamente por isso que você precisa assinar o Brasil Sem Medo. Por menos de 1 real por dia, você tem acesso exclusivo às nossas matérias, análises, entrevistas, crônicas, podcasts e ebooks. Você pode optar pela assinatura anual, por 290/ano (média de R$24/mês) ou pela assinatura trimestral, por 87/trimestre (média de R$29/mês) e acessar agora mesmo a todo o conteúdo premium do Brasil Sem Medo.