BRASIL

Moraes determina soltura de presa do 8 de janeiro que sofre de epilepsia

Luís Batistela · 17 de Junho de 2024 às 11:36 ·

A defesa argumenta que não há elementos que relacionem Alice com as depredações aos prédios dos três poderes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a soltura de Alice Nascimento dos Santos, de 49 anos, presa em 6 de junho na Colmeia, em Brasília, por suposto “receio de fuga”. Após a prisão, a família de Alice denunciou o caso, temendo que a mulher não recebesse os medicamentos necessários para o controle da epilepsia no cárcere, considerando o risco de morte devido a crises convulsivas anteriores.

A família notificou que Alice retornou para casa na última sexta-feira (14). “Minha mãe foi liberada! Deus nos honrou!”, destacou a filha Sarah Lisboa à Gazeta do Povo. Segundo a advogada Juliana Nascimento Medeiros, a mulher foi submetida ao uso de tornozeleira eletrônica, mas “na medida do possível, ela está bem”. Alice foi alvo da Operação Lesa Pátria, ordenada por Moraes, que resultou na prisão preventiva de 208 envolvidos nos atos do 8 de janeiro por suposto descumprimento de medidas cautelares.

De acordo com a Polícia Federal (PF), os indivíduos teriam cometidos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado; golpe de Estado; incitação ao crime; associação criminosa; e destruição e deterioração de bem especialmente protegido. Após a determinação do magistrado, a defesa aguarda a publicação da sentença proferida pela Suprema Corte para analisar o caso e entrar com recurso. Medeiros argumenta que não há elementos que relacionem a mulher com as depredações aos prédios dos três poderes.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS