DISCURSO DE DCE

Moraes ataca “mentalidade mercantilista” e “autoritarismo extremista”

Paulo Briguet · 19 de Abril de 2024 às 18:29 ·

Em lançamento do Museu da Democracia, ministro do STF faz referência clara a Elon Musk e Jair Bolsonaro
 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a soltar o verbo nesta sexta-feira (19) durante o lançamento da pedra fundamental do Museu da Democracia, localizado na antiga sede do TSE, no Centro do Rio de Janeiro. Sem mencionar nomes, Moraes direcionou suas palavras para a união de “irresponsáveis mercantilistas estrangeiros” e políticos “extremistas” que, segundo ele, ameaçam a democracia brasileira. É óbvio que ele se referiu a Elon Musk e Jair Bolsonaro.

“A Justiça Eleitoral não se abala, continuará defendendo a vontade do eleitor, contra a manipulação do poder econômico das redes sociais, algumas delas que só pretendem o lucro”, disse Moraes.

A controvérsia surge em meio aos embates recentes com o empresário Elon Musk, dono da rede social Twitter/X. Moraes tem sido alvo de críticas por parte de Musk devido a decisões do STF que resultaram na suspensão de perfis na plataforma. Como resposta, Moraes ordenou uma investigação sobre a conduta de Musk, incluindo-o no inquérito das milícias digitais.

“Reiteradas vezes querem ameaçar a democracia brasileira. Essa antiquíssima mentalidade mercantilista, que une o abuso do poder econômico, que só visa ao lucro, com o autoritarismo extremista de novos políticos, volta a atacar a soberania do Brasil, volta a atacar a Justiça Eleitoral, com a união de irresponsáveis mercantilistas, ligados às redes sociais, com políticos brasileiros extremistas”, discursou Moraes.

O Museu da Democracia, que será erguido no prédio histórico da Avenida Primeiro de Março, no Centro do Rio, terá como objetivo destacar a importância das urnas eletrônicas na conquista democrática brasileira e denunciar os ataques autoritários e arbitrários às mesmas. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Rio, que custeará a reforma e a implementação do museu.

E você é que vai pagar.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS