Ministros do STF e do governo e presidentes da Câmara e do Senado se reúnem para discutir emendas parlamentares
Os representantes dos Três Poderes participaram de um almoço no STF para discutir o impasse sobre o tema
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), alguns ministros do governo Lula e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniram nesta terça-feira (20) para discutir o pagamento das emendas parlamentares. O "almoço institucional", organizado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, tem o objetivo de chegar a uma "solução constitucional" para o impasse.
Na semana passada, o Plenário do STF confirmou a decisão do ministro Flávio Dino que suspende a execução das emendas impositivas e impôs restrições para as chamadas "Emendas Pix", estabelecendo a obrigatoriedade da criação de regras que aumentem a transparência e a rastreabilidade dos valores pagos.
Como reação, Arthur Lira deu andamento à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita as decisões monocráticas dos ministros do STF.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"