BRASIL

Ministro de Lula decide demitir diretor da Conab após irregularidades no leilão do arroz

Redação BSM · 24 de Junho de 2024 às 10:16 ·

A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que não forneceu detalhes adicionais

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, decidiu demitir Thiago José dos Santos, diretor de Operações e Abastecimento da Conab. 

A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que não forneceu detalhes adicionais.

Santos, atualmente em licença desde o dia 14 deste mês, supervisionava a área responsável pelo leilão de arroz recentemente cancelado pelo governo devido a suspeitas de irregularidades. Ele também trabalhou como assessor de Neri Geller, exonerado da secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura após seu nome ser associado a participantes do referido leilão.

As supostas irregularidades no leilão fez com que deputados de oposição, na Câmara, planejassem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso.

O líder da oposição na Câmara, Filipe Barros, disse que “são necessárias 171 assinaturas para a abertura da CPI do Arroz. Assim que conseguimos essas assinaturas, o pedido vai para a análise da Mesa da Câmara dos Deputados. Nós temos, salvo melhor juízo, outras nove CPIs na frente. O regimento interno da Câmara só permite a instalação de cinco CPIs ao mesmo tempo, então nós vamos ter que enfrentar aí uma questão regimental, e eventualmente abrir mão de uma ou outra CPI, caso a gente queira avançar na CPI do Arroz. Eu particularmente acho de fundamental importância a gente avançar na CPI do Arroz”.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS