7 DE SETEMBRO

Metrópoles confunde Independência do Brasil com Proclamação da República

Letícia Alves · 8 de Setembro de 2022 às 12:08

"Os apoiadores [de Bolsonaro] exaltaram o Império do Brasil justo no dia que o país comemora 200 anos da Independência da colônia portuguesa", escreveu o portal de notícias

O portal de notícias Metrópoles, sediado em Brasília,  publicou um texto que confunde a Independência do Brasil com a Proclamação da República.

"Bolsonaristas levam bandeira imperial à Esplanada no 7 de setembro. Os apoiadores exaltaram o Império do Brasil justo no dia que o país comemora 200 anos da Independência da colônia portuguesa", diz texto publicado nas redes sociais do portal. Veja abaixo:

O Brasil tornou-se independente de Portugal em 7 de setembro de 1822, mas só deixou de ser uma monarquia em 15 de novembro de 1889 mais de 67 anos depois. Vale lembrar ainda que o primeiro monarca do Brasil foi Dom Pedro I, um português.

Ou seja, não há nenhuma contradição nas pessoas irem às ruas no dia da Independência carregando uma bandeira imperial, muito pelo contrário: foi a partir da independência que o país tornou-se verdadeiramente Império Brasileiro e não mais parte da monarquia portuguesa.

 


"Por apenas R$ 29/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"