ECONOMIA

Lula diz que governo não vai cumprir meta de zerar déficit em 2024

Redação BSM · 27 de Outubro de 2023 às 15:54 ·

"Se o Brasil tiver um déficit de 0,5% o que é? De 0,25%, o que é? Nada”, afirmou Lula

O presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (27), que não vai conseguir cumprur a meta de zerar o déficit primário das contas públicas em 2024. “Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para esse país”, afirmou em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

O cumprimento da promessa de zerar o déficit fiscal e controlar a dívida pública é essencial para garantir a confiança do mercado financeiro. Apesar disso, Lula minimiza os efeitos afirmando que não pode cortar gastos que garantam isso.

“Eu sei da disposição do [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad, sei da vontade do Haddad, sei da minha disposição. Quero dizer para vocês que nós dificilmente chegaremos à meta zero, até porque não quero fazer cortes em investimentos de obras. Se o Brasil tiver um déficit de 0,5% o que é? De 0,25%, o que é? Nada”, afirmou.

Vale destacar que desde que assumiu o governo, Lula tem investido em aumentar a tributação de uma série de serviços e produtos, mas mesmo assim não conseguiu equilibrar os gastos públicos. 

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, também afirmou nesta sexta que, apesar disso, houve uma piora nas expectativas para as contas do governo. Segundo ele, o cenário econômico é ainda "mais desafiador".

 

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS