GOVERNO DO PT

Na véspera da Cúpula da Amazônia, Lula diz que a floresta "tem que gerar riqueza, não ser santuário"

João Pedro Magalhães · 7 de Agosto de 2023 às 17:51 ·

O evento reunirá os chefes de Estado dos países que abrigam a floresta amazônica e são dominados pelo Foro de São Paulo, como Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana e Suriname.

O presidente empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que a região da Amazônia seja um "espaço para geração de riqueza para o povo, não um santuário". A declaração foi dada em um evento em Santarém (Pará), na véspera da Cúpula da Amazônia.

"[Na Amazônia,] moram milhões de amazônidas que querem viver bem, trabalhar, comer, ter aquilo que produz, além de querer preservar, não como santuário, mas fonte de aprendizado da ciência do mundo inteiro. Para que a gente possa encontrar um jeito de preservar ganhando dinheiro, para o povo que aqui mora possa viver dignamente.", afirmou o petista em seu discurso.

Cúpula da Amazônia.

A Cúpula da Amazônia acontecerá em Belém (PA), entre 8 e 9 de agosto.

O evento reunirá os membros do governo de Lula (PT) e chefes de Estado dos países que abrigam a floresta amazônica e são dominados pelo Foro de São Paulo, como Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana e Suriname. 

 A República Democrática do Congo, a Indonésia e a Guiana Francesa receberam convite para a participação, pois são países em desenvolvimento e que possuem floresta tropical, e Noruega e a Alemanha, os maiores financiadoras do Fundo Amazônia, também foram convidados.

O encontro visa tratar as questões ambientais, o financiamento externo, bem como o crime organizado na Amazônia.

 

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS