Lula deve indicar novo presidente do BC após reunião com Pacheco

Luís Batistela · 14 de Agosto de 2024 às 09:30 ·

O nome indicado deverá ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (13) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve indicar o novo presidente do Banco Central (BC) "nas próximas semanas". Segundo Haddad, o nome só será divulgado após uma conversa entre o petista e o senador Rodrigo Pacheco. A principal figura cotada para a vaga é o economista Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do BC, classificado por Lula como um "menino de ouro" com "todas as condições" para presidir a instituição.

“Ele [Lula] ficou de discutir com o presidente Pacheco a questão da sabatina, em virtude do calendário eleitoral. Ele quer garantir que o seu nome indicado possa ser sabatinado nesses esforços concentrados que são feitos [antes das eleições municipais] (...). Eu acredito que vai ser nas próximas semanas”, informou Haddad.

Alas do governo criam expectativa sobre uma possível indicação de Galípolo. No entanto, apesar dos elogios ao economista, Lula destacou que ainda não decidiu sobre o nome. “O Galípolo é um menino de ouro. Se tem um menino de ouro é Galípolo. Competentíssimo, de uma honestidade ímpar. Obviamente ele tem todas as condições para ser presidente do Banco Central. Mas nunca conversei com ele, nunca falei com ele [sobre isso] (...). Vou indicar uma pessoa que primeiro entenda de política monetária. Segundo, que seja uma pessoa que goste e tenha compromisso com o Brasil”, concluiu.

Após a reunião entre Lula e Pacheco, o nome indicado deverá ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Caso aprovado pelo colegiado, a indicação será encaminhada ao plenário. Com o descontentamento público de Lula em relação ao atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, e a proximidade das eleições municipais, que devem esvaziar o Congresso, a expectativa é que o Senado faça um esforço concentrado para sabatinar e votar a indicação presidencial.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS