JANJA E LULA

Lula admite: Janja dá palpite no governo

Rhuan C. Soletti · 19 de Dezembro de 2023 às 15:34 ·

O casal participou da live semanal Conversa com o Presidente e da live da primeira-dama Papo de Respeito. É a primeira vez em que ambos participam juntos da transmissão semanal do presidente empossado

O atual ocupante da presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, participa das decisões tomadas por ele com palpites e conselhos – uma “agente política” do governo. O petista disse também que ela não precisa ter um cargo oficial para participar de compromissos públicos ou de reuniões – basta ser sua esposa. A mesma lógica serve para qualquer tipo de parentesco? A declaração foi dada na terça-feira (19).

O casal participou da live semanal Conversa com o Presidente e da live da primeira-dama Papo de Respeito. Na transmissão, Lula afirmou que disse para a Janja que ela não precisaria ser uma primeira-dama “tradicionalmente como foram as outras” e que ela poderia “fazer o que quiser”, depois de ter sido eleito. 

“Estabeleci com a Janja uma política de convivência que pode ser duradoura se soubermos lidar com isso. […] Essa relação é importante porque a Janja me passa confiança, ela me passa certeza. Ela dá palpite nas coisas que eu vou fazer, ela fala, dá conselho. Isso é importante. Ter com quem compartilhar suas angústias diárias”, disse Lula.

“Aquela mulher que acompanha o marido, que faz as coisas certinhas, faz uma política de visitação. Não, ela é uma agente política. Era antes de eu a conhecer, continuou sendo quando eu a conheci. Era agente política quando eu estava na prisão, foi agente política na campanha e tinha que ser agente política. Por isso que eu disse ‘você faça o que quiser, cada um de nós sabe as nossas tarefas, as nossas missões’. Não precisa de cargo para ser importante. Não precisa de cargo para fazer o que quiser fazer”, continuou. 

É a primeira vez em que ambos participam juntos da transmissão semanal do presidente empossado. A primeira-dama afirmou, enquanto contava detalhes da relação e como é a rotina no Palácio da Alvoradaque, que mesmo enquanto namorava o petista, “nunca tinha passado pela sua cabeça estar ‘nesse lugar’” – ou seja, ter esse poder.


Veja mais

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS