Janones, Tabata Amaral e Celio Studart lançam Frente da Saúde Mental no Congresso

João Pedro Magalhães · 21 de Agosto de 2023 às 18:08 ·

Cerca de 200 deputados e senadores compõem o grupo, mas nenhum dos escolhidos para liderá-lo é ou já foi um profissional da área da saúde

O Congresso Nacional lançou, na última terça-feira (15), a Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental. A presidente da Frente é a deputada Tabata Amaral (PSB-SP); o vice-presidente é o deputado Célio Studart (PSD-CE) e o secretário-geral é o deputado André Janones (Avante-MG).

Cerca de 200 deputados e senadores compõem o grupo, mas nenhum dos escolhidos para liderá-lo é ou já foi um profissional da área da saúde. 

Durante o evento de lançamento da nova Frente, Tabata Amaral declarou que a “saúde mental é um assunto muito sério e queremos falar sobre isso com seriedade, respeito e de forma coletiva." Ainda, durante entrevistas, a parlamentar chegou a afirmar que o objetivo da Frente é "quebrar tabus", e trazer os temas de saúde mental para o debate público.

O deputado federal André Janones (Avante -MG) destacou a pouca importância que é dada aos transtornos e doenças mentais. “A invisibilidade é ponto de grande sofrimento para quem tem qualquer tipo de transtorno. Ainda não temos um trabalho de conscientização para que as pessoas vejam essas questões como elas veem um câncer, por exemplo, e vários outros problemas de saúde que contam com essa comoção. Os problemas de saúde mental muitas vezes são 'invísiveis' ", afirmou.

O deputado ceraense Célio Studart, conhecido pelo projeto de proibir o uso de carroças em áreas urbanas e se dizer um "defensor dos animais"também pontuou sua percepção sobre o problema de saúde mental no Brasil. “Não importa o que cada parlamentar defende, se o nosso povo não estiver bem, se a nossa população não estiver sadia mentalmente, fisicamente, psicologicamente, nós vamos viver em conflito, confusão e vai ser difícil avançar”, declarou.

André Janones

Forte exemplo  contrário de "sanidade mental" e com um histórico de mentiras e ameaças, Janones foi um dos escolhidos para liderar a Frente Parlamentar para a Promoção da Saúde Mental. 

Leia: Por danos morais, Luciano Hang processa André Janones em R$ 200 mil.

O seu feito mais recente foi afirmar que "Bolsonaro deve ser preso quando o mesmo for apenas um farrapo humano, pois assim garantiremos que ele apodreça na cadeia até seus últimos dias de vida, sem deixar qualquer margem pra escapar". Veja:

Atualmente, Janones é investigado por suposto desvio de recursos públicos federais, conhecido como "rachadinha."

Leia: Janones posta informação falsa e defende uso de mentira contra Bolsonaro.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS