Itamaraty recebe do governo da Argentina lista de supostos "foragidos" do 8 de janeiro e repassa para o STF
A PF estima que pelo menos 180 denunciados pelo 8 de janeiro teriam fugido para outros países
O Itamaraty recebeu, na noite de quarta-feira (19), uma lista do governo argentino com supostos "foragidos" do 8 de janeiro. São acusados envolvimento com as manifestações de janeiro de 2023, em Brasília, que teriam entrado no país vizinho sem passar pelo controle migratório.
A estimativa da Polícia Federal (PF) é de que pelo menos 180 pessoas tenham saído do Brasil para supostamente fugir das autoridades; destas, cerca de 65 foram identificadas pelo governo da Argentina. O documento com os nomes foi encaminhado para o Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, o governo vai pedir a extradição dessas pessoas.
A PF deflagrou no início deste mês uma operação para prender envolvidos nos ataques que descumpriram medidas cautelares ou fugiram para outros países. Além da Argentina, a instituição prevê que outros denunciados estejam no Paraguai e no Uruguai.
Ainda de acordo com a investigação, os supostos foragidos podem ter entrado na Argentina em porta-malas de veículos, caminhando pela ponte na fronteira ou atravessando o rio Paraná. Todas as fugas ocorreram em 2024.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"