VÍRUS CHINÊS

Itália libera tratamento precoce para Covid

Brás Oscar · 11 de Dezembro de 2020 às 15:05

Médicos podem receitar livremente o tratamento precoce à base de hidroxicloroquina

O BSM publicou nesta coluna, em 29 de outubro, matéria sobre a politização da hidroxicloroquina na Europa e denuncia de médicos italianos sobre o caso. Hoje, segundo publicação de um dos maiores jornais da Itália o medicamento passou a ser liberado para tratamento do Covid-19.

A hidroxicloroquina agora pode ser usada como terapia para Covid-19, mediante prescrição de um médico e em qualquer caso, conforme exigido pelas autoridades de saúde do governo, sem reembolso pelo Serviço Nacional de Saúde. Todos os detalhes legais encontram-se no Despacho do Conselho de Estado nº 7097/2020 publicado hoje (11) pela manhã.

A AIFA – órgão máximo sanitário na Itália – havia emitido nota em 22 de julho proibindo os médicos de prescrever o medicamento. Entretanto, um grupo de clínicos gerais entrou com um recurso contra a medida considerada “irracional” dizendo não haver sequer motivos legais que justificassem a proibição de médicos prescreverem um medicamento já utilizado há tempos no tratamento de outras doenças.

Todos os detalhes estão nesta matéria do Il Giornale assinada por Giuseppe de Lorenzo.

― Brás Oscar, colunista e correspondente internacional em Portugal para o BSM e para o PHVox.

 


Faça sua assinatura anual do Jornal Brasil Sem Medo! Você paga por 10 meses e leva 12 (290/ano). Garanta seu acesso a reportagens relevantes, precisas e confiáveis, análises inteligentes e bem humoradas, 365 dias por ano.