MONITOR DA VIOLÊNCIA

Isso a Globo não mostra: como a mídia esconde os responsáveis pela queda de homicídios no Brasil

Fábio Gonçalves · 14 de Fevereiro de 2020 às 16:05 ·
Em 2019, o Brasil teve uma queda recorde nos homicídios, atingindo o menor número desde 2007. A imprensa, ao noticiar os dados, ignora completamente os nomes dos verdadeiros responsáveis pela queda da violência: Moro e Bolsonaro.

De acordo com Monitor de Violência, projeto do G1 em parceria com o Núcleo de Estudos de Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2019 o Brasil teve uma queda recorde no número de homicídios, atingindo o menor número desde 2007.

Os dados apontam para uma diminuição de 19% das mortes violentas. No ano passado houve 41.635 assassinatos no Brasil. Já, em 2018, foram 51.558. Em 2019, portanto, foram poupadas quase 10 mil vidas.  

A mesma pesquisa revela, entretanto, que em 9 estados da federação, a taxa de homicídios subiu no último semestre, o que, segundo o G1,  ligou um sinal de alerta nas autoridades.

Porém, um fato que chama a atenção na reportagem é que em nenhum momento eles citam o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro. Esses nomes simplesmente não aparecem no texto.

Assine para continuar lendo.

Continue lendo
Já tem uma conta? Faça login


ARTIGOS RELACIONADOS