INTERNACIONAL

Imprensa internacional repercute embate entre Musk e Moraes

Luís Batistela · 9 de Abril de 2024 às 09:28 ·

A oposição surgiu no “The Late Debate”, quando o jornalista e apresentador australiano, Caleb Bond, questionou as movimentações da Suprema Corte no Brasil.

O embate entre o empresário Elon Musk, dono do X, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, está gerando repercussões internacionais. Jornais de todo o mundo continuam a relatar as acusações feitas por Musk, as quais resultaram em sua inclusão no inquérito das milícias digitais pelo magistrado. Nesse contexto, os apresentadores do programa australiano “The Late Debate” criticaram as ações do ministro, descrevendo-as como um exemplo claro de "totalitarismo".

A ocorrência foi reportada por diversas fontes de renome internacional, incluindo a agência pública do Reino Unido, BBC, o veículo francês Le Monde, a também britânica Reuters e a Sky News Australia, durante o programa “The Late Debate”. As agências relataram o caso sob o discurso da imparcialidade; no entanto, utilizaram clichês como "extrema-direita" para se referirem ao governo Bolsonaro, concentrando-se também, e principalmente, nas acusações realizadas pelo empresário às ações persecutórias perpetradas pelo magistrado.

A oposição surgiu no “The Late Debate”, quando o jornalista e apresentador australiano, Caleb Bond, questionou as movimentações da Suprema Corte no Brasil. “Quando o governo começa a ditar o que pode e o que não pode ser dito, você não tem liberdade de expressão. E quando você não tem liberdade de expressão, você não tem outros direitos”.

“Liberdade de expressão é o mais sacrossanto de todos os direitos, porque sem isso você não pode defender nenhum outro direito. Se o judiciário, o governo, uma organização quase governamental ou o Ministério das Comunicações quer inventar uma ‘Lei de desinformação’ (...) você está intervindo e impedindo as pessoas de ter o direito mais básico de todos!”, concluiu.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS