Hacker da "Vaza Jato" presta depoimento à CPI do 8 de janeiro
No último mês, a Justiça Federal condenou Walter Delgatti Neto a 20 anos de prisão
O famigerado hacker da “Vaza Jato”, Walter Delgatti Neto, presta depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro nesta quinta-feira (14), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Devido alguns problemas para deslocar Delgatti de São Paulo para Brasília, a sessão será realizada por videoconferência.
No último mês, a Justiça Federal condenou Walter Delgatti Neto a 20 anos de prisão. Segundo o juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Ricardo Leite, o hacker teria o intuito de vender por R$ 200 mil à imprensa as conversas capturadas da Lava Jato. Delgatti cumpre pena no interior de São Paulo, em Araraquara.
Walter também foi acusado de hackear os dados bancários de diversos indivíduos para comercializá-los posteriormente.
"Para melhor compreensão das técnicas de fraudes empreendidas por Walter, houve a degravação de um diálogo em que Walter se apresenta como responsável pela área técnica e segurança de uma instituição financeira e orienta um cliente de entidade bancária a realizar uma atualização em seu computador de forma a instaurar um programa malicioso", elencou Ricardo Leite.
No mês de agosto, devido a Operação 3FA, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra a deputada federal, Carla Zambelli (PL-SP), e de prisão contra Walter Delgatti Neto.
Conforme a entidade, os supostos crimes teriam ocorrido em janeiro deste ano, entre os dias 4 e 6, na inserção de supostos alvarás de soltura ao sistema do CNJ, do BNMP e de outros tribunais brasileiros, de indivíduos presos por motivos arbitrários.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"